Páginas

Para começar bem....Watchmen!!!!!

sábado, 8 de março de 2008







E para dar início a esse blog, que pretende abordar o universo dos quadrinhos, sobre a ótica do cinema, começamos pela mais esperada adaptação de quadrinhos dos últimos anos. Pudera. Trata-se de Watchemen.

Considerada como a melhor obra dos quadrinhos de todos os tempos, a série Watchmen, criada pelo escritor Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons sempre foi tida como uma adaptação impossível de ser produzida para o cinema. Tudo porque a obra, lançada na metade da década de 80, possui uma temática adulta e cheia de detalhes e primando pelo realismo. Existem super-heróis, sim, mas nenhum é dotado de qualquer tipo de poderes, a não ser a sua própria habilidade. Se existe algum elemento fantástico na série? Sim e isso fica por conta do personagem chamado Dr. Manhattan, que é um cientista que sofreu uma acidente nuclear, o que o transformou num ser azul, que vive à margem da linha do tempo. Ele enxerga passado/presente/futuro ao mesmo tempo, é capaz de se teleportar e alterar a matéria. Tudo porém, dentro de uma explicação científica.

Se era uma obra impossível de acontecer no cinema, Watchmen saltará das primorosas páginas de quadrinhos para se tornar um filme de sucesso, sob o comando do diretor Zack Snyder (o mesmo de Madrugada dos Mortos e 300). Nesta semana, foram divulgadas as primeiras fotos dos personagens. Confira o visual de Patrick Wilson, como "Coruja", Jackie Earle Haley, como "Rorschach", Malin Akerman, como "Spectral", Mattew Goode, como "Ozymandias" e Jeffrey Dean Morgan como "Comediante". Watchmen se tornou fonte de inspiração para, pelo menos, duas produções. A aventura "Os Incríveis", da Disney e a série "Heroes", que passa na Universal e na Record.Com roteiro de Alan Moore e arte de Dave Gibbons, a mini-série retrata como seria a realidade se, de fato, os super-heróis existissem. Intrigas políticas, Guerra Fria, filosofia, assassinato, paranóia, Teoria do Caos...

WATCHMEN consegue amarrar os mais diversos elementos, apresentando ao leitor um universo em que o fato mais irrelevante pode transfigurar toda uma seqüência da realidade.Várias vezes aclamada como uma das melhores HQs de todos os tempos, WATCHMEN é um divisor de águas nos quadrinhos de super-heróis. Devido à sua riqueza de detalhes, complexidade narrativa e atualidade de seus temas, trata-se de um belo exemplo a ser lido por aqueles que ainda desconsideram os quadrinhos como uma forma de Arte.

Aqui em Santiago, creio que só três pessoas possuem a série em quadrinhos "Watchmen" completa. Somos o PC, o Sidi e eu. E estamos muito ansiosos para ver o filme, que estréia no dia 06 de março de 2009.

0 comentários:


 
HQ no Cinema | by TNB ©2010